8 de março de 1957, 129 operarias morreram carbonizadas em um incêndio que ocorreu nas instalações de uma fábrica têxtil da cidade de New York. Incêndio esse, ocorrido intencional pelo dono da fábrica a fim de repressão extrema as greves das operárias.

A história é drástica, mas não foi bem assim… 8 de março, teve origem com as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho, durante a Primeira Guerra Mundial (ano de 1917). A manifestação, que contou com mais de 90 mil russas, é conhecida como “Pão e Paz”, o marco oficial para a escolha do Dia Internacional da Mulher, 8 de março, data que somente foi oficializada em 1921.

8 de março, é apenas para relembrar o estopim de nossas lutas. Na numerologia, o 8 representa o renascimento, renovação, regeneração, trabalho, gerência, sacrifício por aquilo em que acredita, exigente e ambiciosa. Deitado se torna o símbolo do infinitoResultado de imagem para infinito, que representa o ilimitado, demonstra um fluxo que não tem princípio nem fim.

Será que tem dia mais perfeito para representar as nossas lutas do que esse? A energia do 8 significa muito a mulher. Somos de infinitas possibilidades, desejamos ser tudo e fazer tudo com alegria e diversão.

Cyndi Lauper não poupou esforços ao eternizar em sua musica:

“That’s all we really want some fun/ When the working day is done/ Oh girls they wanna have fun/ Oh girls just wanna have fun”

(Isso é tudo o que nós realmente queremos, um pouco de diversão/ Quando o dia de trabalho termina/ Oh, garotas elas querem se divertir/ Oh, garotas só querem se divertir) – Música Girls Just Wanna Have Fun.

E quando Shania Twain afirma na sua canção:

The best thing about being a woman/ Is the prerogative to have a little fun and/ Oh, oh, oh, go totally crazy, forget I’m a lady/ Men’s shirts, short skirts/ Oh, oh, oh, really go wild, yeah, doin’ it in style

(A melhor coisa a respeito de ser uma mulher/ É a prerrogativa de ter um pouquinho de diversão e/ Oh, oh, oh, enlouquecer totalmente, esquecer que sou dama/ Camisa de homem, saias curtas/ Oh, oh, oh, realmente ficar desvairada sim, fazendo isso com estilo) – Música Man! I Feel Like a Woman.

Sim vamos usar camisas de times de futebol, mesmo que tenha apenas modelo masculino. Podemos escolher colocar ou não nome de algum jogador, ou até mesmo o nosso nome. Vamos aos estádios, pouco importa a hora, o dia ou a companhia. Podemos ir de saia, calça ou de bermuda. Até porque somos infinitas de possibilidades.

O que importa é viver com diversão, mesmo que seja por 90 minutos, esquecer que precisamos agir conforme manda a etiqueta. Quando fazemos isso, nos tornamos livres, nos tornamos nós mesmas, nos tornamos raras e infinitas.

Escolhi Cyndi1 e Shania2 porque são mulheres empoderada, foram infinitas como cantoras, ousadas com suas músicas. E nós podemos ser assim!

Se ir ao estádio te faz bem, faça isso!

Se quer sair com camisa do Palmeiras, jeans e tênis, faça isso!

Se quiser debater sobre futebol com qualquer pessoa, faça isso!

Até porque essas coisas não te deixarão mais ou menos mulher, aliás fará de você uma mulher EMPODERADA! E mais, haverá uma rede de SORORIDADE3 feminina nos estádios de futebol!

Caso possa dar um conselho: faça tudo que desejar! Ajudará a si mesma e as demais mulheres, temos o privilégio de sermos tudo, somos infinitas!

WhatsApp Image 2019-03-12 at 00.45.16
Foto Fábio Yamaji – Team Leader do Palmeiras de Mulher Maravilha 

Notas:

1 Cyndi Lauper – primeira mulher a ter quatro singles de um mesmo álbum no Top 10 da parada de sucessos da revista americana Billboard.

2 Shania Twain – tornou-se a mais bem-sucedida cantora na história da música country e uma das bem-sucedidas artistas de todos os tempos.

Sororidade é a união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum.


Autora : Thaila Carvalho